O Sistema Digestório

 


|Os alimentos que ingerimos fornecem a energia necessária para que possamos realizar nossas atividades diárias. O alimentos são fragmentados em partículas minúsculas por meio de um processo denominado como digestão.

A digestão é realizada pelos órgãos que formam o sistema digestório e é controlado por enzimas presentes nas secreções digestivas (salivas, suco gástrico, etc), que são responsáveis pela quebra de moléculas grandes, tornando-as menores.


Tubo digestório



É um canal que se inicia na boca e segue até o ânus, composto por: cavidade oral, faringe, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Cavidade oral

Também é conhecida como a boca e é nela que o processo de digestão inicia-se.

A língua é um órgão muscular, utilizado para manipular os alimentos durante a mastigação. também é responsável em permitir.
Os dentes são estruturas que são responsáveis pela mastigação dos alimentos.

A boca humana é habitada por bilhões de bactérias. Algumas nos trazem benefícios e outras podem causar doenças ao atacar o nosso corpo.
O acumulo dessas bactérias, da saliva e dos restos de alimentos, formam uma fina camada amarelada sobre os dentes, denominada como biofilme dental (placa dentária), se essa placa não for removida, ela solidifica e é quando o Tártaro se forma. Para tratar cáries ou retirar as placas, o indivíduo necessita procurar um cirurgião-dentista.

Lembre que: Dentes não escovados diariamente dão origem a placa bacteriana por ação de bactérias que fermentam resíduos de alimentos que ficam entre os dentes. As substâncias ácidas produzidas provocam corrosão, destruindo o esmalte (cobertura do dente) e a dentina (substância que protege os nervos e os vasos sanguíneos contidos na polpa dentaria, cavidade interna do dente). É a cárie dentaria. 



Faringe


A Faringe é um pequeno canal que liga a boca ao esôfago e a cavidade nasal à laringe. No inicio da faringe há uma estrutura conhecida como epiglote, que é responsável por regular a passagem de substâncias. Quando respiramos a epiglote encontra-se aberta, mas quando engolimos, a estrutura se fecha sobre a laringe, impedindo que o alimento a penetre.

O engasgo ocorre quando por algum motivo, a epiglote não se fecha corretamente e então o alimento, líquidos ou saliva passa pelo caminho errado.

Esôfago



É um canal que liga a faringe ao estômago onde o alimento é empurrado até o estômago por um movimento conhecido como movimento peristálticos.

Estômago



É um órgão que possui formato de uma bolsa que se encontra entre o esôfago e o intestino delgado.
Ele pode armazenar até dois litros de alimento. Suas paredes possuem inúmeras glândulas que produzem o suco gástrico.

Intestino delgado



É um grande tubo que mede cerca de 6m de comprimento, que une o estômago ao intestino grosso.

Intestino Grosso



Mede cerca de 1.5m de comprimento e é o ultimo órgão do sistema digestório.



Etapas da digestão

A digestão mecânica ou física, envolve a trituração e movimentação do alimento.
A digestão química ocorre por meio das reações químicas que transformam o alimento em outras substâncias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais que um estudante de biomedicina precisa ultilizar nas aulas práticas