Hepatites Virais

 Hepatite é uma infecção ou inflamação hepática (no fígado). Hepatites virais no mundo Causam doenças que matam a cada ano: 1,5 milhão de pessoas. 10X mais infecciosas que o HIV/AIDS. 

Hepatite B e C: 500 milhões de pessoas contaminadas. A maior epidemia da humanidade atualmente. 

Causam 80% dos casos de câncer de fígado. Para conseguir diminuir os índices de mortalidade, é necessário um diagnóstico precoce e a vacinação contra a Hepatite B.





HEPATITE A

Pode ser evitada por meio de vacina, é tratável por um médico e requer um diagnóstico médico. Requer exames laboratoriais e propaga-se por água ou alimento contaminado.


Curto prazo: resolve-se dentro de uma semana. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante em menos de 1% dos casos. 


Antígeno: é o vírus propriamente dito. Para efeitos de diagnóstico, é possível fazer a detecção por meio do RNA viral. Ou por uma glicoproteína da sua superfície, também está pesquisando o vírus (antígeno).


Anticorpo: a partir do momento que o vírus entra em contato com o corpo humano, automaticamente o sistema imune emite uma resposta. Essa resposta é imune mediado tanto por células, quanto por anticorpos. Portanto, é possível fazer a detecção da hepatite e da maioria das infecções, por meio da pesquisa dos antígenos e anticorpos.


Caso a pesquisa seja feita do anticorpo, é produzido dois anticorpos:

IgM: fase aguda, ou seja, nos primeiros dias e semanas da infecção após o contágio, existe uma produção das IgM.

IgG: só é produzido algumas semana ou meses depois da infecção, tudo dependerá da resposta do hospedeiro (paciente). É, portanto, uma fase crônica.

A pesquisa do antígeno é pesquisar o vírus propriamente dito. É possível fazer a pesquisa do Capsídeo ou do RNA viral. 

Janela imunológica: período da infecção até a começar a produzir anticorpos suficientemente quantificáveis nos ensaios laboratoriais. Caso o resultado seja negativo para anticorpos, não exclui a possibilidade de ter a doença. 

Soro conversão: ocorre quando o paciente é positivo para algum vírus, porém na pesquisa de anticorpos sai resultado negativo. Com o passar dos dias e produção dos anticorpos, em um determinado momento, a quantidade de anticorpos torna-se detectável pelo ensaio, fazendo essa conversão (sai do resultado negativo e passa a ser positivo). 

Sinais e sintomas: Cansaço, Tontura, Enjoo, Vômitos, Febre, Dor abdominal, Pele e olhos amarelados (icterícia), Urina escura e fezes claras. 

Transmissão Fecal-oral entre indivíduos, por água e alimentos contaminados.


HEBATITE B

Pode ser evitada por meio de vacina, é tratável por um médico e requer um diagnóstico médico. Requer exames laboratoriais e propaga-se por contato sexual.

Sinais e sintomas: Assintomático, cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), Urina escura e fezes claras.

Transmissão por relações sexuais. Transmissão vertical, parto e amamentação. Uso compartilhado de materiais para uso de drogas, higiene pessoal (lâminas, escova de dentes, alicate de unhas) ou tatoo e piercings. Transfusão de sangue contaminado.

Três antígenos HBs Ag – Anti-HBs IgM / Anti-HBs IgG (superficie) HBc Ag – AntiHBc IgM / Anti- HBc IgM (capsideo) HBe Ag – Anti-BHe IgM / Anti-HBe IgG 

Obs.: há três antígenos e para cada antígeno tem gG e gM. M são marcadores de fase aguda, e G de fase crônica.

Marcadores sorológicos Anti-HBs - anticorpos contra o antígeno de superfície: imunidade. Anti-HBc IgM - anticorpos da classe IgM contra o antígeno do núcleo: infecção aguda. HBeAg - um resultado positivo indica que existe replicação viral e, portanto, um paciente que transmite a doença: infecção aguda, cirrose, transmissor. Anti-HBe anticorpo contra o antígeno "e" do HBV: bom prognóstico.

Soro conversão de HBeAg para Anti-Hbe alta probabilidade de cura na fase aguda. HBV DNA carga viral



HEPATITE C

É uma doença silenciosa, e a partir do momento que a pessoa é infectada com esse vírus, ela ficará exposta a essa doença por toda a vida. A pessoa é exposta ao vírus, que fica alojado no fígado, e lentamente vai agredindo os hepatócitos. O diagnóstico precoce é extremamente importante. Não tem cura, mas o tratamento pode ajudar. Requer um diagnóstico médico e requer exames laboratoriais.

Crônico: pode durar anos ou a vida inteira. 

O surgimento da cirrose pode aparecer após vinte ou vinte e cinco anos depois da infecção. Após cinco anos do início da cirrose, há a morte do fígado.

Sinais e sintomas: Assintomático, cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal. Pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras.

Transmissão por relações sexuais, transmissão vertical, parto e amamentação. Uso compartilhado de materiais para uso de drogas, higiene pessoal (lâminas, escova de dentes, alicate de unhas) ou tatoo e piercings. Transfusão de sangue contaminado.

HEPATITE D

Não tem cura, mas o tratamento pode ajudar. 

Crônico: pode durar anos ou a vida inteira. Requer um diagnóstico médico. Requer exames laboratoriais. Propaga-se facilmente. A infecção causada pelo vírus da Hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da Hepatite B. 

Em pacientes cronicamente infectados pelo vírus da hepatite B, a infecção concomitante com o VHD acelera a progressão da doença crônica.

A vacinação contra a Hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D. 


HEPATITE E

Sinais e transmissão: Assintomático, cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal. Pele e olhos amarelados. Urina escura e fezes claras.

Transmissão Fecal-oral entre indivíduos: Água e alimentos contaminados.



Hepatite zero – Projeto Mundial de Erradicação Não compartilhe seringas e agulhas. Escovas de dentes. Prefira ter relações sexuais com o uso de preservativo. Exija das autoridades públicas de saúde os testes em transfusões de sangue. Leve seus utensílios devidamente higienizados, ao ir à manicure ou pedicure. Faça o teste rápido para saber se tem Hepatite. Vacine-se contra Hepatite B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais que um estudante de biomedicina precisa ultilizar nas aulas práticas